Corretor na Real quebra paradigmas e transforma a relação entre o setor de seguros, a sociedade e o poder público
- #novosincormg

- 11 de ago.
- 3 min de leitura
O que prometia ser inédito, se confirmou! O ousado projeto Corretor na Real, realizado entre os dias 6 e 8 de agosto na cidade de Diamantina/MG - Patrimônio Cultural da Humanidade - entregou uma experiência única. O formato inovador, imersivo, disruptivo, inclusivo, cultural e educativo, projetado pelo Sincor-MG nos últimos 3 anos, ratificou a condição do Corretor na Real como evento divisor de águas na relação entre o setor de seguros, a sociedade civil organizada e o poder público.
O encontro se destacou pela dinâmica inovadora, que foi além de palestras tradicionais. Oficinas práticas, painéis interativos e atividades externas aproximaram os participantes das realidades locais, colocando os corretores em contato direto com desafios e demandas da população, especialmente nas áreas de segurança patrimonial, riscos climáticos, saúde e previdência.
Cultura do seguro em Minas Gerais
A ação marca um avanço significativo na promoção da cultura do seguro em Minas Gerais, ao aproximar o setor dos desafios vividos pelas comunidades locais. Segundo o presidente do Sincor-MG, Gustavo Bentes, o Corretor na Real não tem como foco falar de seguro, mas do propósito social que ele carrega. Bentes ressaltou o caráter transformador da iniciativa. “O Corretor na Real conectou o profissional corretor à vida real das cidades, estimulando soluções concretas para proteger pessoas, famílias e negócios”. Em Diamantina, essa troca ganhou ainda mais significado pela força da cultura e da história que cercou o público durante o evento.”
Além do conteúdo, a experiência foi marcada pelo ambiente singular da cidade. Os encontros aconteceram em locais históricos e culturais que proporcionaram inspiração, a exemplo da tradicional vesperata, com músicos espalhados nas sacadas dos casarões para receber o público na abertura do evento, reforçando a mensagem de que a tradição pode caminhar lado a lado com a inovação.
O clima de proximidade impulsionou ainda mais o networking e fortaleceu parcerias estratégicas entre profissionais e empresas que gamificaram suas ações e ocuparam estrategicamente os pontos turísticos de Diamantina.
Reconhecimento ao time Sincor-MG
Gustavo Bentes também fez questão de destacar a importância e a força da equipe capitaneada por ele. “Diretores da entidade, embaixadores (corretores de seguros que representam a entidade por todo o estado), colaboradores, todos, sem exceção, foram fundamentais na materialização de um sonho que, lá atrás, parecia impossível. Foi lindo!”
Ainda segundo presidente do Sincor-MG, com um público qualificado e engajado, o Corretor na Real reafirmou seu papel como plataforma de diálogo e ação, contribuindo para que o corretor esteja preparado não apenas para vender produtos, mas para atuar como agente de proteção e desenvolvimento local.
Impacto e legado
O Corretor na Real faz parte do projeto Cidades Protegidas, cujo intuito é visitar cidades de todos os portes que, de alguma forma, ainda são desassistidas em termos de seguro. Gustavo Bentes compartilhou um caso emblemático de Diamantina: o impacto em patrimônios tombados, que muitas companhias não aceitam segurar devido ao risco. A Catedral Metropolitana de Diamantina, por exemplo, não possuía nenhum tipo de proteção até a chegada do projeto.
Com articulação política, o sindicato conseguiu despertar o interesse de mais de 54 prefeituras mineiras. Hoje, sete igrejas da cidade que nunca tiveram seguro, passaram a contar com coberturas feitas por uma grande companhia, prontamente engajada ao projeto.
Números em Diamantina
· Cerca de 1 mil participantes envolvidos diretamente
· Mais de 200 municípios representados
· Mais de 30 empresas patrocinadoras e apoiadoras
· 110 atividades (palestras, workshops, ativações)
Autoridades
· Romeu Zema (NOVO), Governador de Minas Gerais - entrou ao vivo em transmissão de vídeo pelo telão
· Geferson Giordani Burgarelli, prefeito de Diamantina
· Vereadores de Diamantina e de outras cidades da região
· Dom Darci José Nicioli - Arcebispo de Diamantina
· Representantes da sociedade civil da região
· Andréia Padovani, presidente do Sindseg MG/GO/MT/DF e vice-presidente da CNSeg
· Manuel Matos, 1º vice-presidente da Fenacor
· Lucas Vergílio, presidente da Escola de Negócios em Seguros (ENS)
· Ex-presidentes e ex-diretores do Sincor-MG
· Presidentes e diretores de diversos Sincors estaduais e demais entidades
“Mais do que um evento, foi um legado — e já seguimos para as próximas cidades levando conhecimento, conexão e proteção onde o corretor faz a diferença, afinal, a responsabilidade é nossa!”, finalizou Gustavo Bentes.
.png)





Comentários