Em matéria publicada pelo Valor Econômico no dia 21 de janeiro (terça-feira), foi divulgado que os seguros de pessoas registraram uma arrecadação de R$60,3 bilhões em prêmios nos primeiros dez meses de 2024, representando um crescimento de 17,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelo seguro prestamista. O setor avalia que esse produto se tornou mais flexível, permitindo melhor adaptação às necessidades específicas de cada cliente, embora o avanço para uma personalização ainda maior requeira mais tempo.
Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base em informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o seguro prestamista, também chamado de “seguro contra calote,” correspondeu a 28% do total pago pelos usuários às seguradoras para manter apólices e certificados ativos.
O seguro prestamista é uma modalidade que assegura o pagamento total, parcial ou temporário (amortização) de dívidas relacionadas a empréstimos, financiamentos ou operações de crédito. Ele oferece cobertura para situações como morte, invalidez total e permanente, além de desemprego involuntário, entre outros.
Ana Flávia Ribeiro, presidente da Comissão de Produtos de Risco da Fenaprevi, aponta que o seguro prestamista tem ofertado inovações. “Há coberturas ajustáveis, que podem ser escolhidas conforme o perfil de risco e a situação financeira do cliente, permitindo que ele adicione ou retire coberturas conforme suas necessidades”.
Ainda segundo matéria do Valor Econômico, esses seguros geralmente acompanham o prazo da operação de crédito, oferecendo cobertura durante todo o período sem revisões ou reajustes de preços, algo comum em outras modalidades de seguros.
Como parte da estratégia de desenvolver produtos que atendam às necessidades específicas dos usuários, o banco BRB, em parceria com a BNP Paribas Cardif Brasil, oferece o Crédito Protegido Sênior. A BNP Paribas Cardif, especializada em seguros revendidos por outras instituições, colaborou no desenvolvimento desse produto voltado para clientes com mais de 70 anos.
“Em geral, os prestamistas cobrem um público entre os 35 e 60 anos, mas criamos esse produto para que pudéssemos facilitar o acesso à aquisição de crédito a um público que não costuma ser atendido adequadamente no mercado”, sustenta Marcel Dorf, diretor executivo comercial da BNP Paribas Cardif Brasil.
Em parceria com a Prudential, o seguro oferece proteção contra fraturas e hospitalizações, além de permitir que o segurado indique até 10 beneficiários. Esses beneficiários receberão o saldo remanescente após a quitação do cartão de crédito, caso ocorra algum imprevisto. “A adesão da nossa base a este produto vem superando o esperado, e o principal atrativo tem sido o valor acessível, a partir de R$5,99”, diz o banco digital por meio de nota.
Fonte: CQCS
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