Medida está ligada ao número de reclamações contra operadoras. Maioria refere-se à Unimed-Rio
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da venda de 18 planos de saúde de três operadoras devido ao alto número reclamações de usuários registradas no terceiro trimestre de 2023. Nesta quinta-feira, o órgão regulador divulgou a lista dos planos com comercialização temporariamente proibida, sendo 14 deles da Unimed-Rio (veja a lista abaixo).
Segundo a ANS, foram registradas 61.369 reclamações no período entre julho e setembro, especialmente sobre a cobertura assistencial. A proibição de venda começa a valer no próximo dia 29. Ao todo, essas empresas hoje reúnem 183.690 beneficiários, mas o atendimento a eles permanece inalterado.
Os planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.
Além das suspensões, a ANS também divulgou a lista de planos anteriormente suspensos que poderão voltar a ser comercializados. Neste ciclo, 27 planos de nove operadoras terão a venda liberada.
“O principal objetivo da suspensão de planos é a proteção do consumidor. Com ela, a ANS evita que mais pessoas entrem em um plano que não está atendendo seus usuários de forma satisfatória. No trimestre seguinte, os planos precisam apresentar melhorias no serviço prestado aos seus beneficiários e reduzir seus índices de reclamações para voltarem a ser comercializados”, explica o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli.
A Unimed-Rio informou que “a suspensão temporária de produtos não traz impacto para o atendimento aos seus clientes”. A operadora diz que “vem trabalhando para normalizar a situação”.
Veja os planos suspensos
UNIMED-RIO
UNIMED ALFA
UNIPART ALFA
UNIMED PERSONAL QUARTO COLETIVO
UNIMED BETA 2
UNIMED PERSONAL QUARTO COLETIVO 2 PPE
UNIMED ALFA 2 PPE
UNIMED BETA 2 PPE
UNIMED DELTA 2 PPE
UNIMED DELTA 2
UNIMED PERSONAL QUARTO COLETIVO 2
UNIMED ALFA 2
UNIMED DELTA 2
UNIMED BETA 2 REGIONAL
UNIMED ALFA 2 AD
Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
UNIVIDA COLETIVO POR ADESAO – APARTAMENTO
UNIVIDA EMPRESARIAL III – ENFERMARIA
UNIVIDA COLETIVO POR ADESÃO II – ENFERMARIA
Santa Rita Sistema de Saúde
SANTARIS
Fonte: CQCS
Kommentare